Comunicação na Aviação - Alfabeto Fonético
Muitas pessoas ficam admiradas quando durante seus voos o comandante se dirige aos passageiros para um speech, seja de boas vindas, informações sobre o voo (duração, clima, se terá ou não turbulências) ou direciondo a tripulação.
Por não estarmos dentro do Cockpit, não nos damos conta dos inúmeros procedimentos que ocorrem, antes, durante e após o voo.
A preparação de uma aeronave se inicia no momento em que a tripulação assume a aeronave para sua jornada, cada tripulante te uma atividade específica e no caso dos pilotos, se faz a externa (verificação visual da aeronave, asas, bordos de ataque, profundores, trem de pouso, pneus etc.) E os checklist de acordo com cada aeronave.
Durante esses procedimento muitas vezes é necessário que os pilotos falem via rádio com alguns profissionais de solo, tais como Controladores e Dov's(Despachante operacional de voo) e para que não haja equívocos na compreensão das informações repassadas ou recebidas existe um alfabeto específico, o Alfabeto Fonético.
Ele serve para dar clareza na informação e facilitar a compreensão de todos os envolvidos, uma vez que no alfabeto tradicional pode se confundir na pronúncias de algumas letras como; P, B, D, C, M, N etc.
Uma informação entendida de forma equivocada pode provocar incidentes de proporções catastróficas e tragédias sem precedentes.
Visando a segurança, o Alfabeto Fonético é uma ferramenta imprecindivel e de uso obrigatório.
Toda comunicação entre pilotos-torre e vice versa são feitas com utilização do Alfabeto Fonético, pois é a forma mais eficaz de ser estabelecer uma comunicação com mais clareza.
Outras instituições tais como, policias, rádios táxi entre outros, também utilizam o alfabeto fonético ou o alfabeto zulu, que é um pouco diferente do fonético mas segue o mesmo princípio.
Então, quando você ouvir um "Papa-Romeu-Alpha-Tango-Bravo Sete- Dois-Uno-três" lembre se, você está ouvindo o alfabeto fonético.
Comentários
Postar um comentário