Ej 190, uma história de sucesso
Existe um mito de que no Brasil nada dá certo!
Mas não é bem assim, veremos abaixo um pouco da história da fabricante brasileira de aeronaves Embraer no desenvolvimento de seu principal produto, o EMB 190/195, mais conhecido como EJ190/195, que com muito trabalho sério, investimentos e desenvolvimento de tecnologias, vem se firmando no cenário mundial como uma das principais fabricantes de aeronaves e a principal para até 130 passageiros.
O sucesso foi tão grande que a empresa decidiu investir na atualização do projeto E-Jets e lançou o E-2, que atualmente está passando pelo processo de Rollout e certificações, com o modelo E2-190 e ainda este ano também o fará para a variante E2-195.
As necessidades do mercado pedia uma aeronave versátil, com bom alcance e baixo consumo de combustível, e reduzido valor de manutenção, capaz de atender rotas de médio alcance podendo levar até 100 passageiros, foi aí que a Embraer decidiu agir!
Diante das demandas de companhias aéreas por jatos de média capacidade, a Embraer projetou a família de aeronaves EMBRAER 170/190, depois denominada E-Jets, que inicialmente englobava o EMBRAER 170, o EMBRAER 190 e o EMBRAER 195. Posteriormente, a família incluiu o EMBRAER 175.
O projeto foi totalmente novo e contou com a avançada tecnologia interativa de simulação e modelagem no Centro de Realidade Virtual (CRV). O alto grau de comunalidade entre os modelos desta família – cerca de 90% das peças são comuns aos diversos modelos – possibilita uma grande redução nos custos de operação e de treinamento para as empresas aéreas, aumentando sua flexibilidade e potencializando sua lucratividade.
O lançamento da nova família foi anunciado durante a 43ª Feira Aeronáutica de Paris, em 14 de junho de 1999. Inicialmente, as aeronaves foram nomeadas como ERJ 170, ERJ 190-100 e ERJ 190-200. Posteriormente, durante o rollout do primeiro protótipo, os nomes foram alterados para EMBRAER 170, 190 e 195.
Em fevereiro de 2004 foi realizado o rollout do EMBRAER 190 e seu primeiro vôo foi feito em março do mesmo ano. No ano seguinte, recebeu homologação do CTA em agosto, e em setembro, do FAA (Federal Aviation Administration). O primeiro cliente a receber um EMBRAER 190 foi a JetBlue Airways, em setembro de 2005.
Em fevereiro de 2006 a renomada revista Air Transport World celebrava a entrega do prêmio Reconhecimento em Tecnologia Aeronáutica, que é destinado a um fabricante que tenha desenvolvido um produto que melhore significativamente o serviço das companhias aéreas, sua capacidade, eficiência e segurança. Naquele ano, o prêmio foi para a família EMBRAER 170/190, composta por quatro jatos de nova geração projetados para ajustar o tamanho dos aviões às frotas das companhias aéreas no mercado de 70 a 110 assentos.
Em julho de 2009, 600 E-Jets operavam em 46 linhas áreas em 30 países.
Sucesso de vendas, o projeto E-jets desbancou empresas como Bombardier no mercado narrow-body e Executiva, se firmando loga atrás da gigantes dos ares, Boeing e Airbus!
Hoje a Embraer conta com vários clientes espalhados pelo globo, seu principal cliente é a Brasileira Azul Linhas Aéreas, mas também tem em sua carteira clientes como ; KLM, American Airlines; Unitad, Tap Portugal entre outras.
Esta previsto para o ano que vem entrega do primeiro E2-190, a aeronave ser entregue para a norueguesa Wideroe, já o 195-E2 está previsto para ser entregue para a Brasileira Azul Linhas Aéreas.
Fonte;
Centro Histórico Embraer
Comentários
Postar um comentário